O mercado imobiliário é um dos setores mais dinâmicos e importantes da economia brasileira. Em 2023, o setor registrou um crescimento impressionante, superando as expectativas e os desafios impostos pela pandemia, pela crise política e pela inflação. Para 2024, as perspectivas são ainda mais otimistas, com a continuação da queda da taxa de juros, crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), o aumento da disponibilidade de crédito, o aquecimento do mercado de capitais e a diversificação das opções de moradia. Neste artigo, vamos apresentar as 3 principais tendências que devem marcar o mercado imobiliário este ano: Imóveis Compactos, Locação de Curta Temporada (Short Stay) e Empreendimentos na Planta.

Imóveis Compactos

Uma das tendências que vem se consolidando nos últimos anos é a preferência por imóveis menores, mais práticos e mais econômicos. Essa tendência é impulsionada por diversos fatores, como o aumento do número de pessoas que moram sozinhas, a busca por mobilidade e flexibilidade, a valorização da localização e da infraestrutura e a preocupação com a sustentabilidade. Segundo uma pesquisa da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), os imóveis com até 45 m² representaram 46,2% dos lançamentos e 43,7% das vendas no terceiro trimestre de 2023. Para 2024, a expectativa é que essa demanda continue crescendo, especialmente nos grandes centros urbanos, onde o espaço é mais escasso, o custo de vida é mais alto e as pessoas querem mais praticidade aliada ao custo-benefício.

Locação de Curta Temporada (Short Stay)

Outra tendência que deve ganhar ainda mais força em 2024 é a locação de curta temporada, também conhecida como Short Stay, que oferece uma alternativa mais rentável e flexível para os proprietários e uma opção mais confortável e personalizada para os hóspedes. A locação de curta temporada é facilitada pela tecnologia, que permite anunciar, reservar e pagar pelos imóveis de forma rápida e segura. Além disso, esse tipo de locação se beneficia bastante da retomada do turismo, que deve se intensificar em 2024. De acordo com projeção feita pela Fecomércio, 60% dos consumidores têm a expectativa de aumentar seus gastos com viagens e lazer neste ano. Ou seja, há uma maior intenção de fazer mais viagens com gastos maiores, principalmente com turismo sustentável, para regiões com atrativos naturais.

Outro ponto que merece destaque na tendência de locação de curta temporada é refletido na necessidade das pessoas que residem no interior e que, por diversos motivos como trabalho, tratamento de saúde, realização de concursos públicos, shows, etc, precisam de estadia nas capitais e grandes centros urbanos – estadia sem burocracia e com serviços personalizados e exclusivos.

Empreendimentos na Planta

A terceira tendência que deve se destacar em 2024 é a procura por empreendimentos na planta, que oferecem vantagens como preços mais acessíveis, condições de pagamento facilitadas, possibilidade de personalização e valorização do imóvel. Uma das principais vantagens competitivas de comprar um apartamento em construção é o seu potencial de valorização durante a obra, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), um imóvel comprado na planta pode valorizar de 20% a 50% durante o período de construção.

Essa tendência também é estimulada pelo aumento da confiança dos consumidores e dos investidores no mercado imobiliário, pela maior oferta de crédito e pelo crescimento dos empreendimentos multifamily, que são projetados para atender às novas demandas de moradia, com espaços compartilhados, serviços integrados e localizações estratégicas. Segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), os lançamentos de imóveis na planta cresceram 14,4% nos sete primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Para 2024, a previsão é que esse ritmo se mantenha ou até se acelere, com a entrada de novos players e a expansão dos mercados regionais.

Um Mercado Marcado Pela Resiliência

O mercado imobiliário é um setor que se adapta às mudanças e às necessidades da sociedade, e que tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país. Em 2024, o setor deve continuar apresentando um desempenho positivo, com a consolidação de tendências que refletem as novas formas de morar, trabalhar e se divertir. Imóveis compactos, locação de curta temporada e empreendimentos na planta são algumas dessas tendências, que devem atrair cada vez mais a atenção dos consumidores e dos investidores.

Para aproveitar essas oportunidades, é preciso estar atento ao mercado, às inovações e às preferências dos clientes, e contar com o apoio de profissionais qualificados e experientes. Se você quer saber mais sobre o mercado imobiliário, entre em contato conosco e fique por dentro das novidades.

🌐 www.sbsempreendimentos.com.br

📲 (69) 99975-8044 – Comercial Porto Velho/RO

📲 (67) 99694-7215 – Comercial Campo Grande/MS